A URBANA-PE emitiu uma nota no jornal Folha de Pernambuco na qual afirma que “não há descumprimento do acordo coletivo celebrado este ano com a categoria dos rodoviários”.
Essa afirmação contraria todas as irregularidades que foram identificadas nos mutirões que realizamos nos últimos dias. Nesses mutirões, pôde ficar evidente, a partir dos contracheques dos trabalhadores, que o acordo vem sendo claramente rasgado e pisoteado por parte das empresas. Assim, pudemos constatar que trabalhadores de empresas como Globo, Consórcio Recife, Caxangá, Metropolitana e Borborema seguem tendo suas horas ROUBADAS.
Um dos casos mais graves é o da Mobibrasil, onde constatamos que as horas fracionadas foram descontadas das horas-extras, ou seja, mais uma clara medida de descumprimento do acordo.
Ao mesmo tempo, também pudemos comprovar que muitos trabalhadores ainda não receberam espelho de ponto, um direito que foi conquistado na nossa greve e que está no acordo, assinado pelas empresas. Felizmente, depois da assembleia realizada com os trabalhadores do Consórcio Recife, na madrugada deste dia 19, a empresa finalmente liberou o acesso ao espelho de ponto nos aplicativos, decisão que esperamos que seja acompanhada pelas demais empresas.
Como entidade empresarial, a Urbana-PE, em vez de tentar negar os fatos, deveria fazer justamente o contrário, ou seja, buscar garantir juntos às empresas, o pleno cumprimento do acordo. Nesse sentido, o sindicato informa que já oficiou todas as empresas aqui citadas, relatando a cada uma delas os problemas que nossa fiscalização identificou e exigindo a imediata regularização, ou seja, que os trabalhadores sejam devidamente remunerados pelas horas que trabalharam e possam controlar sua jornada.
Por fim, fazemos dois desafios. Já que a Urbana afirmou em nota à imprensa que “não há descumprimento do acordo”, a Urbana aceitaria:
1. junto com o sindicato, um representante da Justiça do Trabalho e um jornalista, acompanhar a rota de algumas linhas, ou seja, a saída dos ônibus das empresas, as paradas nos terminais e o retorno à garagem?
2. liberar para os advogados do sindicato todos os espelhos de ponto?
Comments